sábado, 30 de janeiro de 2010

Organização dos agentes e das ações culturais

Após um longuíssimo tempo de maturação, estamos, finalmente, concluindo o processo de constituição do Colegiado Setorial para as Culturas Populares, no âmbito do Conselho Nacional de Política Cultural. No entanto, a efetivação desta conquista está ameaçada.

Através de demandas dos membros da Rede, reunidos na TEIA 2008, o Ministério da Cultura abriu espaço para a constituição de um grupo de trabalho, que organizou o processo e conseguiu obter a aprovação do Colegiado em setembro passado. Antes existiam apenas os de Teatro, Dança, Circo, Música e Artes Visuais.
Chegou o momento, então, de nos mobilizarmos intensamente, para garantir uma representação de qualidade na Pré-Conferência e, consequentemente, no Colegiado. Estou achando todo mundo muito parado. Será que são as férias?

O prazo está acabando! Temos só até o dia 31 de janeiro para as inscrições!! Os mestres estão completamente alheios ao processo!!!
Sei da dificuldade de mobilização do pessoal neste período, mas não deixemos que mais esta dificuldade atrapalhe a efetivação dessa conquista que é nossa. Todos vocês, através dos fóruns, comissões estaduais do folclore, redes, enfim, podem contribuir para a inscrição de interessados. Vocês mesmos deveriam, todos, inscreverem- se para participar. Mais ainda, precisam mobilizar os mestres dos seus estados e conhecidos de outros para que participem e obtenham a documentação e os apoios institucionais necessários ao processo.

Basicamente, precisamos de 4 representantes por Estado: 1 do poder público (que ser indicado pelo órgão estadual de cultura), 1 mediador (sociedade civil, artista popular, acadêmico etc.) e 2 mestres ou lideranças tradicionais comunitárias (a discussão sobre o perfil destes mestres foi longa e chegou-se à conclusão de que não deveríamos ir tanto para o lado dos mais velhos, mas para o dos mais jovens e mais inteirados desses processo políticos de representação e de formulação de políticas públicas).

Se quiserem, e tiverem fôlego, podem organizar as assembléias estaduais, onde as entidades e representantes mais significativos devem estar presentes para legitimar o processo da escolha democrática dos indicados dos estados. Ceará, Roraima, Acre, Pará e Paraíba já fizeram ou farão essas reuniões. Se não for possível, a simples organização dos apoios institucionais e a formalização dos mesmos através dos documentos já é o bastante.

De todos os estados, só a Bahia já tem as candidaturas homologadas por terem realizado as pré-conferências setoriais dentro da etapa estadual da Conferência Nacional.

Estamos recebendo muitas inscrições da sociedade civil não tradicional, mas estão faltando os mestres.

O IPHAN está organizando também a Pré-Conferência de Patrimônio Imaterial, a Palmares a de Cultura Afro e a FUNARTE a de Circo, que podem interessar pessoas do arco de relacionamentos de vocês

Abaixao seguem algumas dicas e links para agilizar o processo.

Qualquer dúvida, entrem em contato. Urgente, por favor.

Obrigado,

Marcelo Simon Manzatti
Coordenador- Geral
Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural
Ministério da Cultura
Esplanada dos Ministérios - bloco B - 3o andar
Brasília/DF - CEP 70.068-900
Tel. (61) 2024-2376 ou (61) 2024-2369 (fax)
marcelo.manzatti@ cultura.gov. br

Nenhum comentário:

Postar um comentário