sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Resposta a uma atitude muito "culta" (?)

Qualifico como "lamentável" o que foi publicado na imprensa nos últimos dias no que se refere ao COMUC. Uma pessoa ( que não vou citar o nome por questões éticas ) que se qualifica como expoente da cultura itajaiense, deveria fazer juz ao currículo que ostenta antes de referir-se à pessoas e instituições, que muito fizeram e ainda fazem, verdadeiramente e sem demagogia, pela cultura de Itajaí.
Uma pessoa que se qualifica como "culta", deveria ter, antes de tudo, respeito por si mesma e pelos seus companheiros de trabalho, antes de sair revelando á imprensa posicionamentos político-partidários de artistas e produtores culturais da cidade.
É realmente lamentável que se confunda cultura com política partidária, como tantas vezes se fez na história da cidade. Busca-se assim, dar marcha à ré na história, num momento em que o COMUC e a Fundação Cultural de Itajaí renovam as políticas públicas culturais do município, tornando mais transparentes a seleção de projetos culturais por meio de pareceres emitidos por artistas renomados sugeridos pelos representantes da classe artística através do COMUC. Este avanço foi obtido pela publicação do Decreto Nº 9294 e era uma antiga reivindicação da classe artística de Itajaí.
Lamento também informar para estas pessoas, que, apesar de atitudes deste nível, o Comuc vai continuar trabalhando na reestruturação das políticas culturais do muncípio, à exemplo do que já fizemos com a aprovação do regimento interno do conselho ( Dec. Nº 9220 de 14 de outubro de 2010 ) e da regulementação da Lei de Incentivo à Cultura com a aprovação do Dec Nº 9294 de 14 de janeiro de 2011. Trabalharemos este ano pela aprovação do Fundo Municipal de Cultura e pela criação do Sistema Municipal de Cultura.
Quem pode ser contra estes avanços? Pessoas que não estão interessadas no desenvolvimento cultural do Município como um todo, mas apenas em interesses corporativos e político-partidários.
Talvez uma citação de Lauro Müller relembre melhor esta antiga tradição de nossa cultura política:

"A vida pública brasileira foi quase sempre a luta entre os que, por muito fazer, muito sofreram de seus contemporâneos e os que por nada haverem feito, adquiriram justo título para empregarem o seu tempo e saber na crítica de alheias obras"


Ivan Carlos Serpa
Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itajaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário