sexta-feira, 11 de março de 2011

Criada Comissão Itajaiense de Folclore

NA NOITE DESTA 5ª FEIRA, 10 DE MARÇO, REUNIRAM-SE 10 REPRESENTANTES DE GRUPOS FOLCLÓRICOS DE ITAJAÍ NO MUSEU ETNO-ARQUEOLÓGICO DE ITAJAÍ COM O OBJETIVO DE DISCUTIR E ENCAMINHAR PROPOSTAS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA.

APESAR DO TEMPORAL QUE SE ABATEU SOBRE A CIDADE, FICAMOS SURPRESOS COM A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO, QUE DEMONSTROU VIVO INTERESSE EM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO FOLCLORE EM ITAJAÍ.

ALÉM DE ENCAMINHAR PROPOSTAS PARA O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, OS FOLCLORISTAS TAMBÉM DELIBERARAM PELA CRIAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PARA PROMOVER O FOLCLORE NO MUNICÍPIO: A COMISSÃO ITAJAIENSE DE FOLCLORE.

SEGUE NA ÍNTEGRA O DOCUMENTO APROVADO PARA O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA:




Comissão Itajaiense de Folclore




Propostas para o Plano Municipal de Cultura de Itajaí




As lideranças de grupos folclóricos organizados de Itajaí reuniram-se nas dependências do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, sito á av. Itaipava, 3901, nesta, em 10 de março de 2011, às 19:00h, com o objetivo de discutir e encaminhar propostas ao Conselho Municipal de Cultura de Itajaí, visando à elaboração do Plano Municipal de Cultura.

As propostas seguem abaixo:




1. Constituir a Comissão Itajaiense de Folclore como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos são: organizar, fomentar, assessorar, captar recursos, divulgar, incentivar a pesquisa e representar os grupos folclóricos de Itajaí de maneira democrática, transparente e participativa.

2.Fomentar e incentivar a livre expressão de toda manifestação folclórica que se relacione com as identidades étnicas multiculturais de Itajaí.

3.Garantir participação dos grupos folclóricos locais em Shows, eventos, cerimônias e festas promovidos pelo Município.

4.Propor à Câmara de Vereadores de Itajaí projeto de lei que torne obrigatória a contratação de pelo menos cinquenta por cento de apresentações culturais locais nas festas municipais: Marejada e Festa do Colono.

5.Encaminhar à Secretaria de Educação de Itajaí proposta de inclusão de conteúdos relativos ao folclore de Itajaí na disciplina história nas escolas da rede municipal de ensino.

6.Incentivar, fomentar e assessorar a formação de grupos de pesquisa histórica e antropológica sobre o folclore do Município.

7.Auxiliar na organização, cooperação e articulação dos grupos folclóricos de Itajaí visando ao seu desenvolvimento e profissionalização.

8.Promover ações práticas que visem à acessibilidade universal de pessoas com deficiência às atividades folclóricas, especialmente crianças e adolescentes.

9.Promover a inclusão de minorias étnicas: índios, negros, imigrantes, entre outros, em ações, projetos e programas folclóricos no Município.

10.Divulgar entre os grupos a abertura de editais da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Fundo Municipal de Cultura de Itajaí, Funcultural, SEITEC, Lei Rouanet, IPHAN, e qualquer fundo destinado à cultura.

11.Oportunizar a realização de cursos, seminários, conferências, simpósios e congressos com o objetivo de qualificar os grupos folclóricos à encaminharem projetos aos editais de fomento à cultura em nível municipal, estadual e nacional.

12.Promover anualmente e realização do Festival de Folclore em parceria com a Fundação Genésio Miranda Lins e Fundação Cultural de Itajaí.

13.Promover projetos folclóricos que interajam com questões sociais contemporâneas, buscando promover a troca de experiências entre novas e antigas gerações.

14.Incentivar a participação de crianças e adolescentes em situação de risco social em projetos folclóricos com objetivo de combater a exclusão, a marginalidade e a violência.




15.Promover práticas culturais folclóricas como mantenedoras das identidades culturais de múltiplas origens étnicas que formam a sociedade itajaiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário