sexta-feira, 9 de outubro de 2009

16º AÇOR

Itajaí participa do desfile e terá estande no 16º Açor

Itajaí irá participar do desfile e terá um estande através da Fundação Cultural e Fundação Genésio Miranda Lins na Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina - 16º Açor, que acontece de 09 a 11 de outubro em Palhoça. O 16º Açor conta com apresentações culturais e folclóricas, exposições e shows abertos ao público e totalmente gratuito, no Ginásio do Palhoção.

O desfile será no sábado (10), às 09h30min, e contará com uma delegação de Itajaí formada por componentes do Grupo de Terno de Reis Cantores da Paz, crianças do Grupo Eduxi, de dança portuguesa e a cantora Célia Pedro, com seus parceiros de fado e ainda representantes das Fundações. Os grupos também farão apresentações durante o evento.

Já o estande será temático com as tradições açorianas, mostrando um acervo do Museu Histórico de Itajaí em cerâmicas que retratam o folclore do Boi de Mamão e a Festa do Divino Espírito Santo. Telas da artista plástica Márcia D’Ávila que ilustram o livro “Festas e Tradições Populares de Itajaí”, de autoria do Professor e Historiador Edson D’Ávila também irão compor o cenário do estande, além de materiais de divulgação da cidade.

O Açor é uma festa itinerante, cada ano acontece em uma cidade diferente, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina/NEA e a Prefeitura do local do evento. O Açor é a concentração em uma mesma cidade do que se tem de mais autêntico e original no litoral catarinense, no Folclore, Gastronomia, Artesanato, Religiosidade, Folguedos, Danças e Cantorias herdadas dos Açorianos.

www.fundacaoculturaldeitajai.com.br



NEA - Núcleo de Estudos Açorianos

O Núcleo de Estudos Açorianos - NEA da Universidade Federal de Santa Catarina foi criado em 1984, e tem como propósito realizar pesquisas em prol do resgate da Cultura Açoriana. Hoje, além das pesquisas, trabalhamos com a preservação e divulgação da Cultura de Base Açoriana no Estado de Santa Catarina. Temos convênios e protocolos de cooperação com diversos organismos nacionais e internacionais. A estrutura do NEA é formada por uma coordenação dividida em sub-coordenações, também consta em sua estrutura um Conselho Deliberativo. O NEA vem trabalhando há cinco anos no Mapeamento da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina.Através de curso para professores dos municípios e aplicação de uma pesquisa de campo, estamos mapeando o litoral catarinense. Este trabalho que estamos chamando de Banco de Dados, deverá ser publicado até final do ano de 2003 em um CD-ROM e posteriormente colocado à disposição na Internet

Representantes de Itajaí serão premiados com Troféu Açorianidade 2009

Dentre as 10 premiações para o Troféu Açorianidade 2009 divididos em diferentes categorias, dois representantes de Itajaí foram indicados e escolhidos para receber o Troféu no 16º Açor, que acontece de 09 a 11 de outubro em Palhoça. As indicações são feitas pelo Conselho Deliberativo do NEA – Núcleo de Estudos Açorianos, e os votos são dos conselheiros atuantes.

Itajaí foi contemplada na categoria Ilha do Pico Veículo de Comunicação, com o Programa Lusitando, de Célia Pedro. E também na categoria Ilha das Flores Artista Plástico, com o troféu para Agê Pinheiro, exibindo o trabalho “Boi Bom”.

O Açor é uma festa itinerante, cada ano acontece em uma cidade diferente, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina/NEA e a Prefeitura do local do evento. O Açor é a concentração em uma mesma cidade do que se tem de mais autêntico e original no litoral catarinense, no Folclore, Gastronomia, Artesanato, Religiosidade, Folguedos, Danças e Cantorias herdadas dos Açorianos.

O 16º Açor conta com apresentações culturais e folclóricas, exposições e shows abertos ao público e totalmente gratuito, no Ginásio do Palhoção.

www.fundacaoculturaldeitajai.com.br

AÇOR- Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

A Festa da Cultura Açoriana foi realizada pela primeira vez no ano de 1994 na cidade de Itajaí. No ano seguinte estávamos em Imaruí, em 1996 foi a vez da cidade de Imbituba. Já em 1997 realizamos a festa na cidade de Penha, ao norte do Estado. Em 1998, foi a vez do município de Içara e em 1999, Porto Belo. No ano de 2000, a festa aconteceu em Garopaba e, em 2001, na cidade de São Jose na Grande Florianópolis. Já no ano de 2002 estávamos novamente no norte na cidade de Araquari, no ano de 2004 foi a vez de Tijucas e em 2004 realizamos a 12ª edição da festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina na cidade de São Francisco do Sul. A ultima edição da festa foi no ano de 2005 na cidade de Barra Velha. Nestes doze anos de realização do AÇOR contamos com um público de mais de 150.000 pessoas. A décima terceira edição do AÇOR está programada para a cidade de Laguna em dada a ser definida.
Saiba mais através: http://www.nea.ufsc.br/

Cláudia Regina Telles
Representação Literatura – secretária (voluntária)

**********************************************************************
COMUC/ Conselho Municipal de Cultura de Itajaí
e-mail – comuc.itajai@gmail.com
blog –comucconselhomunicipalculturaitajai.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário