quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lançamento e Sessão de Autógrafos do Livro Invasão será dia 24 de outubro



No próximo sábado (24 de OUTUBRO de 2009), junto às instalações da Livraria e Editora Casa Aberta, na rua Lauro Müller, ao lado da Caixa Econômica Federal, à partir das 10:00 horas da manhã, ocorrerá o lançamento do livro: Invasão (Giz Editorial), bem como, sessão de autógrafos.

Obra importantíssima para literatura nacional — primeira no gênero em solo pátrio — foi organizada por Ademir Pascale após longa seletiva, reunindo os melhores autores de sci-fi da atualidade.

Neste dia, estarão presentes os escritores Rômulo Mafra e o conceituadíssimo Edmar Souza Júnior.

Rômulo Mafra —, autor do livro Ciclotimia (poemas), atualmente publica a novela Doze Anos no Caderno de Literatura Clap, além de manter o interessantíssimo blog: www.omeninoquenaomachuca.wordpress.com — contribuiu com o conto: Colonização. Inovador. Utilizou para compor o mesmo a chamada técnica diário (apresentada aqui em formato de relatório). Destaque para a sentença: “centenas de anos atrás, um outro pisou pela primeira vez na Lua”, e seu final mais que surpreendente (página 98).

Edmar Souza Júnior é um caso aparte. Garoto prodígio das letras — reinventando-se a cada novo texto — conquistou adulação simultânea de crítica e público através da sua página no site Recanto das Letras (xxx), onde desenvolve textos com dupla interpretação. Se por um lado, seus contos tratam de ficção científica — óvnis, lutas intergalácticas, etc —, por outro, são alertas para mudanças quanto às políticas governamentais, preservação do meio-ambiente, igualdade social. Criativo, desenvolveu novos termos para esta área, de modo que, muitos autores/leitores de sci-fi estão adotando tais. Na antologia Invasão, colabora com o aclamado conto: A Fuga das Harpias, onde as cenas de um ataque alienígena ao nosso planeta são retratados de forma tão pungente, que o leitor chega a ter calafrios. Rico em detalhes, transmite-nos a idéia de estarmos diante da tela de cinema assistindo a tudo. Destaque para os diálogos ágeis — uma das características do autor —, a heroína Elana e a criatividade que lhe serviu para desenvolver as armas utilizadas por esta (página 75).

Outros autores — de estados diferentes — contribuíram também para a qualidade, desta que na minha opinião, vem a ser uma das melhores e mais interessantes antologias lançadas no segundo semestre deste ano.

Invasão é mais do que um livro — é o retrato mais representativo do poder da criatividade do escritor brasileiro e item obrigatório de qualquer biblioteca que se preze.

postado pela Secretaria do COMUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário