quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Documentário “Aparados da Serra - Terra de Gigantes”

Documentário mostra as belezas naturais de Aparados da Serra em SC

Enormes paredões rochosos com cerca de mil metros de altura, rios, cachoeiras, Mata Atlântica, Floresta de Araucária e uma infinidade de fauna e flora constituem o cenário da série “Aparados da Serra - Terra de Gigantes”, que abre o Santa Catarina em Cena 2010, na RBS TV, a partir deste sábado, ao meio dia. O documentário é dividido em dois episódios – o segundo vai ao ar no dia 13 de fevereiro. O projeto é da Tac Produções, de Itajaí.



A cadeia de mais de 60 cânions – dentre eles os cinco maiores do Brasil - situa-se exatamente na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma terra de contrastes. Na parte de baixo, pertencente à Santa Catarina, encontramos a diversidade da Mata Atlântica, num clima quente e úmido, com rios, cachoeiras e uma grande variedade de fauna e flora. Já acima dos cânions chegamos ao Rio Grande do Sul, onde predomina o clima frio e seco, a floresta de Araucária e vastas planícies.

O meio ambiente é protegido pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra dois parques nacionais - Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, áreas de preservação ambiental que antes estavam ameaçadas pelo desmatamento e pela caça.

É em meio a esses dois mundos que o documentário “Aparados da Serra - Terra de Gigantes” se constrói, abordando principalmente as pessoas que formam as histórias, lendas e causos do local. Junto a essas histórias misturam-se lindas paisagens, cânions, árvores centenárias, trilhas pela mata e pelos rios e esportes de aventura.

A direção da série é de Diego Lara e Flavio Roberto. De acordo com Diego Lara, o documentário investe numa linguagem diferente para mostrar aos telespectadores o impacto de quem vê pela primeira vez a beleza dos grandiosos cânions.

“A idéia é mostrar esse contato com a natureza de uma forma dinâmica, em primeira pessoa, com câmeras especiais acopladas nas pessoas que fizeram parte da produção. Diante dos enormes paredões e da complexa biosfera local, nos sentimos pequenos frente à imensidão da natureza. Tentamos passar essa experiência para quem nos assiste”, analisa.

Serviço
------------
O quê: Documentário “Aparados da Serra - Terra de Gigantes” – 1º Episódio
Onde: RBS TV (Para todo o Estado de SC)
Quando: Sábado (06/02) – 12 horas
Quem: Direção de Diego Lara e Flavio Roberto – Produção Geral: Tac Produções (www.tac.art.br)
Fotos: Lucas de Barros

Mais Informações:
Tac Produções: (47) 3249 0931
Diego Lara: (47) 9958 2048
Flavio Roberto: (47) 9958 2038

Nenhum comentário:

Postar um comentário