sábado, 13 de fevereiro de 2010

REVISTA CULTURAL PARA ITAJAÍ

Revista Cultural Cultuar já circula gratuitamente por Itajaí
Os artistas e produtores culturais de Itajaí ganharam no começo desse mês uma nova voz para a divulgação do seu trabalho junto ao público local. Já circula na cidade a primeira edição da Revista Cultural Cultuar, periódico mensal distribuído gratuitamente nos principais pontos de cultura e concentração popular do município, como a Fundação Cultural, o Mercado Público e o Teatro Municipal. A publicação totalmente colorida nasceu graças a Lei de Incentivo a Cultura da cidade, com o apoio do Porto de Itajaí. A capa de estreia traz a produtora de vídeos Tac Produções, autora da série de dois episódios Terra de Gigantes, que abriu a temporada do programa Santa Catarina em Cena da RBS TV no último final de semana. A segunda parte vai ao ar no dia 13.



Itajaí respira cultura o ano inteiro, seja pela iniciativa dos artistas de diversos estilos em produzir material de qualidade, bem como através dos eventos já conhecidos, como o tradicional Festival de Música. Entretanto, boa parte do que é criado não chega a população em geral, ficando restrito a comunidade artística ou dentro dos próprios núcleos de criação.
Foi percebendo a necessidade de um meio que ligasse diretamente o artista ao público que o estudante de jornalismo Anderson Davi inscreveu na Lei de Incentivo o projeto da Cultuar, tendo aprovado duas edições. O segundo número sai no final de fevereiro e o objetivo é dar continuidade na revista mensalmente, contando com o apoio do empresariado local.
Junto com a Tac Produções, que há quatro anos trabalha na realização de documentários sobre a cultura da cidade e do Estado, a primeira edição da Cultuar apresenta uma variedade de estilos e manifestações culturais. Como a mescla de música e teatro da Trupe Sonora Casa de Orates, o estilo genuinamente peixeiro da Tarrafa Elétrica, o escritor pernambucano radicado em Itajaí Hélio Cordeiro e uma entrevista com Agê Pinheiro, Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, falando principalmente sobre os projetos futuros para a cultura da cidade e os planos para as comemorações dos 150 anos do município.
A equipe da revista é formada por estudantes de jornalismo, publicidade e propaganda e fotografia da Univali, juntamente com jornalistas formados. A Cultuar destaca não só os projetos atuais dos artistas locais, retratando também suas trajetórias e até curiosidades.
Além da revista impressa, o leitor também pode ter acesso a todas as matérias, conteúdo exclusivo e demais informações através do site da publicação: www.cultuar.com.br. No site o internauta encontra quais são os pontos de distribuição da revista e todas as páginas para download, no formato PDF.

Mais informações: Anderson Davi (47) 9609 2180

Nenhum comentário:

Postar um comentário