sábado, 28 de novembro de 2009

01/12/09 ELEIÇÃO NOVOS REPRESENTANTES LITERATURA PARA COMUC/Conselho Municipal de Cultura de Itajaí



Câmara Setorial Literatura Itajaí
************************************************************
Itajaí, 20 de novembro de 2009

Colegas escritores, editores, poetas, educadores, leitores amantes da palavra, da escrita e comunidade itajaiense...

Reunião Câmara Setorial de Literatura de Itajaí

PAUTA

Eleição de 1 Conselheiro titular e 1 suplente para representar a Literatura Conselho Municipal de Cultura/COMUC (2010 – 2011)
Data: 01/12/2009



Os presentes receberão um livro Cruz e Souza Simbolista: Broqueis, Faróis, Últimos Sonetos, um jornal “O Catarina”, que consegui com a FCC.

Local: Sala de Grupos do SESC Itajaí
Horário: 19:00 horas

Este movimento acontece ainda em 2009 para evitar a interrupção nas reuniões do COMUC e discussões, e há ainda todos os processos que envolvem a lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Assim os conselheiros podem assumir no primeiro mês do ano e retomar as atividades inteira dos processos de construção de 2008/2009 e das muitas questões que são os desafios do Conselho, que como todos os coletivos de cultura precisam fortalecer suas presenças nas ações do governo e constituir legítima representação dos interesses da arte e da cultura da cidade.
Durante os processos desencadeados pela Conferência Nacional de Cultura, que passaram pela Conferência Municipal e Estadual, o coro baixo da CMC que nos permitiu apenas 3 delegados e a não participação da delegação Estadual da CNC de 2010. A participação de poucas pessoas vinculadas á literatura na Conferência Municipal, reflete na ausência de políticas públicas para área.
Não há representante sem representados...
Observei que esse é um desafio que outras cidades e seus coletivos enfrentam e necessitam solucionar para construção de dias melhores para a Arte e Cultura
A representação da Literatura é uma pequena engrenagem deste mecanismo, mas a inexpressiva participação dos delegados da área da literatura revela a ausência dos fazedores da literatura do cotidiano dos processos de construção das políticas públicas, na cidade não é diferente, mas pode ser diferente.

**********************************
Enquanto representante de Literatura (2008-2009) vivenciei e aprendi muito sobre muitas questões e cresci outro tanto com os processos sofridos durante este período, agora é preciso que outras pessoas possam assumir a função.
Por experiência e reflexão sugiro que alguns perfis sejam considerados:
*disposição de tempo para freqüentar as reuniões 1 ou 2 noites por mês;
*não ter interesses partidários ou parciais para não vincular/comprometer o coletivo com disputas partidárias, nas defesas dos interesses dos seus representados, já que pertencer a partidos é razão de simpatia e antipatia gratuita, uma característica da cidade;
*pessoa atuante na área literária ou em algum dos seus processos;
* disposição para estudo das políticas públicas e dos materiais vindos do MINC/FCC para que suas intervenções possam contribuir com os processos do coletivo;
*disposição a comunica e a compartilhar informações importantes para o desenvolvimento da área que representa (já foram criados mecanismos como: e-mail/Orkut/BLOG)
* disposição para consultar e/ou informar o coletivo quanto às suas intervenções nas reuniões do COMUC;

Algumas informações:
Sobre atribuições do COMUC/ Conselho Municipal de Cultura de Itajaí (ler Regimento Interno do COMUC – revisto 2009)

Sobre composição do COMUC (ler Capítulo II do Regimento Interno do COMUC)

Atual composição COMUC/2009 (ler decreto de nomeação/2009 com permanência dos eleitos pelas áreas em janeiro de 2008 empossados em 06/02/08)

Para tomar ciência das responsabilidades dos conselheiros que serão eleitos devem cumprir (ler Seção IV do Cap. II e Cap. VII do Regimento Interno do COMUC)

*******************************

Situação da Câmara Setorial Literatura de Itajaí
E nesta reunião precisamos rever a situação da Câmara Setorial Literatura de Itajaí? Formação e núcleo, grupo e/ou outro?? Qual forma de organização funciona para agregar e promover discussões para incremento e desenvolvimento das políticas públicas para literatura?

Que ações desejamos ver realizadas e quem pode contribuir neste processo?]

Para os novos anexados ao mailing da Câmara Setorial literatura (ler anexo sobre O que são as Câmaras Setoriais? que elaborei e enviei em março de 2008)

“O que são as Câmaras Setoriais?
São órgãos consultivos vinculados ao governo, no caso de Itajaí, à Fundação Cultural. Os objetivos principais são: diagnosticar e construir referenciais éticos, técnicos e estéticos para a criação de estratégias e políticas públicas que objetivam o desenvolvimento da Cultura e da Arte no país.
O Projeto do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) apresentou o Projeto de implantação das Câmaras Setoriais de Cultura em todas as regiões do país, no iniciou em 2003, consolidado em 2004 e 2005 como espaço de articulação dos Artistas e Produtores Artístico-Culturais e diálogo com o Ministério da Cultura.
Em Itajaí, a Fundação Cultural de Itajaí implantou em 2005 as Câmaras Setoriais: de Música, Teatro, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Audiovisual e Culturas Populares. Desde então as Câmaras Setoriais tem representante no COMUC/Conselho Municipal de Cultura, que este deixou de ser consultivo e passa a ser deliberativo.
Escritores, poetas, leitores encontram-se todo 5º dia útil do mês na Casa do Conto com o objetivo é construir um espaço de informação, discussão e difusão das políticas públicas em Literatura, concursos literários, textos que contribuam na formação continuada dos escritores, poetas e leitores; sintonizando-os com o que acontece em todo país e no mundo. (enviado em 01 de março de 2008 via mail a escriotres, poetas,leitores, educadores...)

Representação da Literatura no Conselho Municipal de Cultura de Itajaí
Cláudia Regina Telles
camarasetorialliteraturaitajai@gmail.com
comuc.itajai@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário