quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE ITAJAÍ

O Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí foi instalado em fevereiro 2007. Numa parceria da Fundação Cultural com a Unicamp, o Conservatório oferece um curso de caráter técnico, com duração de três anos, gratuito aos alunos.
O Conservatório tem o papel de propiciar uma formação continuada, preparando os músicos para o mercado de trabalho e possibilitando o ingresso nas melhores faculdades de música.



A Unicamp, responsável pela grade curricular e seleção dos alunos e professores, monitora o desenvolvimento o curso. Mensalmente os professores Francisco de Assis Santana Mestrinel e Pablo Y Castro vêm a Itajaí ministrar aulas e regularmente o Professor Dr. Rafael dos Santos, vem avaliar o Conservatório.



Desde setembro de 2007, sob o comando do músico instrumentista Evandro Hasse, está em formação a Big Band do Conservatório, que a partir de 2008 divulgará Itajaí em vários locais do estado e do Brasil.

Inicialmente o Conservatório foi instalado na Casa da Cultura Dide Brandão e desde outubro funciona na nova sede, localizada na Rua Eurico Adam, nº 117, Centro.

A partir DE 2009, o Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí passa a funcionar em novo endereço, já que a antiga casa estava em condições precárias e o espaço físico era pequeno para atender a demanda. A nova sede fica na Rua Felipe Reiser, 200, no bairro São João, tem espaço amplo e bem localizado para melhor atender os alunos, que chegam a 180, somando as turmas em andamento e a que inicia.

O Conservatório de Música é um estágio intermediário para o bacharelado em música, com objetivo de formar músicos em três anos. São nove opções de cursos: piano, violão, bateria, percussão, guitarra, contrabaixo, flauta, saxofone e canto popular, com trabalho voltado principalmente para música popular, com aulas teóricas e práticas.




Inscrições para ingresso no Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí em 2010 encerram em novembro

Os interessados em participar do Processo Seletivo para ingresso no Conservatório de Música de Itajaí em 2010 têm até o dia 27 de novembro para fazer sua inscrição. Podem participar músicos com idade mínima de 15 anos, que possuem proficiência nos instrumentos violão, guitarra, contrabaixo elétrico, piano, saxofone, flauta transversa, bateria, percussão e canto. As inscrições podem ser feitas direto na sede do Conservatório, localizado na Rua Felipe Reiser, 200, São João.

As vagas são limitadas, sendo três para cada período: matutino, vespertino e noturno nas nove opções de cursos. A lista dos documentos necessários e o edital podem ser retirados no Conservatório ou no site da Fundação, www.fundacaoculturaldeitajai.com.br.

O Processo Seletivo constitui-se de três etapas, incluindo a Prova Teórica de Estruturação Musical, que identificará o nível de conhecimentos musicais, a Prova Prática de Habilitação Específica e uma Entrevista. O resultado será divulgado no dia 11 de janeiro de 2010, com os nomes afixados no mural do Conservatório.

O Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí oferece cursos de instrumentos e canto, visando formar músicos que tenham proficiência no instrumento, domínio de diversos estilos e equilíbrio entre conhecimento prático e teórico. Os cursos têm duração de três anos e meio, e as admissões de alunos ocorrem anualmente após aprovação de Processo Seletivo. Sua formação permite que possam atuar profissionalmente no mercado de trabalho na área da música.

Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí: (47) 3344 - 3895

Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836-JP
FCI - Fundação Cultural de Itajaí

(47) 3349-1516
(47) 9911-7765
www.fundacaoculturaldeitajai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário