domingo, 15 de novembro de 2009

SEMANA CONSCIENCIA NEGRA 15 a 20 novembro



“Um rosto emerge da escuridão do esquecimento”



Exposição de Fotografias e textos de Cláudia Regina Telles, registros do processo de confecção do Busto de Simeão, pelo artista itajaiense, Silvestre João de Souza Júnior.

A exposição tem curadoria da equipe do Museu Histórico de Itajaí e acontece durante a entrega do Busto de Simeão também no dia 20 de novembro de 2009, as 15:30 horas, no Museu Histórico, dentro programação da V Semana da Consciência Negra tem por tema: “A Valorização e o Reconhecimento da Cultura Negra”

As fotografias e textos contam sobre a pesquisa iconográfica, sobre a modelagem em argila e os acabamentos do Busto. Simeão, escravo pertencente ao Coronel Agostinho Alves Ramos, que refez com pedras e tijolos em 1834 a primitiva capela começada em 1823, à beira do Rio Itajaí-Açu, atual Igrejinha Imaculada Conceição de Itajaí ou Igrejinha Velha, como carinhosamente é chamada.

V Semana da Consciência Negra , “A Valorização e o Reconhecimento da Cultura Negra” faz uma homenagem ao artífice construtor

Postagem - Cláudia Regina Telles


Canto das três raças
(Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro)

Ninguém ouviu um soluçar de dor
No canto do Brasil.
Um lamento triste sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro e de lá cantou.

Negro entoou um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares, onde se refugiou.
Fora a luta dos inconfidentes
Pela quebra das correntes.
Nada adiantou.

E de guerra em paz, de paz em guerra,
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar,
Canta de dor.

E ecoa noite e dia: é ensurdecedor.
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador...
Esse canto que devia ser um canto de alegria
Soa apenas como um soluçar de dor

Valorizar e reconhecer a cultura afro-descendente é o objetivo da V Semana da Consciência Negra.



Entre as novidades desta edição está o I Seminário Municipal sobre Consciência Negra, promovido pela Fundação Genésio Miranda Lins e ministrado pelo Profº Dr. Rossano Lopes Bastos. O seminário será no dia 17 (terça-feira) no Museu Histórico às 19h30min.

Também fazem parte da programação exposições, saraus, roda de samba e mostra de dança e jantar. Toda a comunidade é convidada a participar.



Exposição dos trabalhos das Escolas Rede Municipal de Itajaí da V Semana Consciência Negra no Hall entrada da Biblioteca Pública Municipal "Silveira Júnior" de 16 a 23 de novembro.

V Semana Consciência Negra

O “Dia da Consciência Negra” é comemorado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e suas contribuições na construção do país. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Através de uma reinvidicação do Movimento Negro Unificado, Zumbi vira Herói Nacional pela Lei 9.135 de 20 de novembro de 1996 e em 9 de janeiro de 2003 através da Lei 10.639 o 20 de novembro se torna o “Dia da Consciência Negra”.

A Prefeitura Municipal de Itajaí através da Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e Fundação Genésio Miranda Lins, dedica uma semana do mês de novembro, e também nas atividades cotidianas, para debater e refletir sobre as diferenças culturais raciais e a importância dessa diversidade no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.

Neste ano, a V Semana da Consciência Negra, iniciou no no domingo (15) às 9h com a Festa da Nossa Senhora do Rosário na igreja São João Batista.

Entre as novidades desta edição está o I Seminário Municipal sobre Consciência Negra, promovido pela Fundação Genésio Miranda Lins e ministrado pelo Profº Dr. Rossano Lopes Bastos. O seminário será no dia 17 (terça-feira) no Museu Histórico às 19h30min.

Também fazem parte da programação exposições, saraus, roda de samba, mostra de dança e jantar. Toda a comunidade é convidada a participar e valorizar esta cultura tão rica.

A valorização e o reconhecimento da Cultura negra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário