sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Recital Piano no Teatro Municipal



Catarinarte apresenta o Pianista Guilherme Amaral, um dos músicos mais talentosos da nova geração catarinense, realizando mais dois recitais de piano solo no mês de novembro. Dia 17/11 em Itajaí , no Teatro Municipal de Itajaí, as 20:00 e dia 19/11 em Florianópolis, as 20:30 no Teatro Alvaro de Carvalho. Ambas apresentações serão com ENTRADA FRANCA.

A série de apresentações foram viabilizadas através do FUNCULTURAL. A Direção Musical é de Alexandre Dietrich e a produção Cultural é de Lourcley Silvestre.

Guilherme Amaral é Mestre em Música - Prática interpretativas - Piano pela UDESC e Bacherel em Música - Piano também pela UDESC e tem atuado como concertista em diversos programas com a Camerata Florianópolis, como o Concerto para piano em Fá menor e o Concerto para 2 Cravos em Dó menor de J. S. Bach, junto com o cravista Marcos Holler, o Concerto Duplo para Violino e Piano de Felix Mendelssohn, com a violinista Patrícia Hammes e o Concerto para Piano e Violino de Ernst Chausson, com Vinicius Ferreira Amaral ao violino.

No programa do Recital Guilherme Amaral apresentará obras de apurada técnica pianística como a famosa Sonata "Tempestade" de Ludwig Van Beethoven, sendo a inspiração de Beethoven para compôr esta obra "A Tempestade" de William Sheakspeare. Uma série de estudos de Chopin, escolhidos especialmente para o recital, além da famosa Fantasia Impoviso também de Frederic Chopin. Para finalizar o recital, Guilherme Amaral apresentará obras de Maurice Ravel.

O recital foi concebido enfatizando o caráter didático e interativo trazendo informações curiosas sobre as músicas e os compositores. Através do recital didático estaremos estaremos estimulando a vivência e o gosto pela arte musical, assim como popularizando a música erudita em boa parte do publico alvo, visando a formação pláteia e futuros apreciadores da música.

Guilherme Amaral iniciou seus estudos de piano erudito em Florianópolis, em 1990, com o professor Álvaro G.V. da Silva. Em 1998 estudou na Alemanha como intercambista, com a professora Fr. Christiane Ast. Atualmente é Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Piano), pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, onde foi orientado pela professora Dra.Maria Bernardete Castelán Póvoas. Classificado em primeiro lugar para ingresso neste curso, Guilherme realizou o curso de Mestrado com Bolsa da CAPES. Apresentou solos de concertos como o Concerto para piano em Fá menor e o Concerto para 2 Cravos em Dó menor de J. S. Bach, junto com o cravista Marcos Holler, o Concerto Duplo para Violino e Piano de Felix Mendelssohn, com a violinista Patrícia Hammes e o Concerto para Piano e Violino de Ernst Chausson, com seu irmão Vinicius Ferreira Amaral ao violino.
Durante sua formação participou de cursos de aperfeiçoamento com renomados professores, tais como Nehama Patkin (Austrália), Luiz Henrique Senise, Eduardo Monteiro, Ney Fialkof, Eva Maria Alexandre, Fernando Lopes, Huub de Leew (Holanda), Eudóxia de Barros Lacerda , Marcelo Bratke, Eduard Shulkin (Alemanha), Cristina Ortiz e Alexander Mindoyants (Rússia).
Foi classificado em concursos de piano como o Concurso Estadual de Piano (SC, 1994) – 3o lugar, Concurso Jovens Intérpretes (SC, 1996) – 2o lugar, Concurso Nacional Performance (1995) – 2o lugar, Concurso Latino-Americano Art Livre (SP, 1997) - entre os 5 finalistas, Concurso Nacional Madga Tagliaferro (SP, 2000) - entre os 5 finalistas, Concurso Nacional Art Livre (SP, 2003) – 3o lugar, Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (PR, 2004) – 1o lugar e Concurso Latino Americano Rosa Mística de Piano Solo (PR, 2004) – 2o lugar. Em 2006 foi vencedor nas categorias Piano Solo e Duo com Piano, do Concurso Jovem Destaque realizado no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro, recebendo como prêmio um recital solo e com o duo (juntamente com seu irmão Vinicius Ferreira Amaral – violino) na série “Música no Fórum”.
Apresentou-se na Alemanha em 2003 e 2005, convidado por Albert Schürmann, integrante do Rotary Club Münster e participou da Turnê Européia da Camerata Florianópolis em 2005, apresentando-se na Espanha, França e Alemanha. Participa ainda, como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista, de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC e outras instituições.
Participa ainda, como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista, de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, UDESC e outras instituições. Em 2006, ministrou um seminário sobre as particularidades da execução ao piano e ao cravo do repertório de transição do período barroco para o clássico, a convite do professor Maurício Zamith, do Departamento de Música da UDESC. Em agosto deste mesmo ano executou um recital didático a convite do professor João Titton (Departamento de Música – UDESC) para os alunos da disciplina Instrumento-Atividade Artística.

Recital do Pianista Guilherme Amaral
Dia: 17 de novembro - terça
Horário: 20:00 horas
Local: Teatro Municipal de Itajaí
ENTRADA FRANCA

Dia: 19 de novembro - Quinta
Horário: 20:30 horas
Local: Teatro Alvaro de Carvalho
ENTRADA FRANCA

Direção Musical: Alexandre Dietrich
Produção: Lourcley Silvestre
CONTATOS: 48-91457060

Nenhum comentário:

Postar um comentário