segunda-feira, 9 de novembro de 2009

exposição “Cartografias” Arte Contemporânea & Literatura

“Cartografias”, a exposição de Arte Contemporânea & Literatura, abre à visitação no dia 10 de novembro de 2009, às 18:00 horas na Biblioteca Central da UNIVALI de Itajaí.



Cláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, pesquisa diversas linguagem artísticas, graduada em Letra pela UNIVALI, cursou Artes Cênicas na UDESC. Depois de andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 3 anos, onde atua como arte educadora, educadora popular, contadora de histórias, performer, artista visual. Desde 2008 é representante de Literatura no Conselho Municipal de Cultura, do qual desde agosto deste ano é secretária, e é a delegada representante da classe artística na 2ª Conferência Estadual de Cultura, eleita pela classe no dia 20 de outubro na Conferência Municipal de Cultura de Itajaí.



A Exposição “Cartografias”, reúne séries de trabalhos realizados nos últimos 3 anos
em pesquisa sobre linguagem e poética. Os textos ou poemas-imagens ou poesia visual são construídos a partir de uma escrita fluída, como a da escritura de cartas, de diários ou mesmo percepções/composições poéticas.

Cartografia é a arte ou a ciência de produzir mapas.



As cartografias de Cláudia Regina compõem com palavras/linhas, percursos poéticos, nos quais a trajetória da escrita desenha formas abstratas, que remetem à imagens de mapas/cartografias, que nomeia a exposição e também às séries. Cada série versa sobre um tema e recebe um título relacionado, como “Cartografias Íntimas” ou “Cartografia: Território Poético”.
A poética visual da artista traduziu sua expressão sobre/através de diversos materiais, superfícies como tecido, tela, papel de desenho e cartão e a própria parede do espaço de exposição.



As obras são abertas a interação através que acontece através da lupa, recurso mediador e que auxilia na leitura dos textos, na percepção dos traços da escritura e da tessitura das superfícies.

Histórico da Exposição Cartografias

“Cartografias” foi exposta durante 15 dias em maio de 2009, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí, neste período aconteceu “Cartografias de Encontros com a Arte”.



A exposição foi pretexto para conversas temas pertinentes as artes visuais, durante quatro encontros. “O Desenho nas poéticas contemporâneas ”, “Performance Cartografia da Escritura” , Exibição filme documentário “O Mistério de Picasso “ “Pesquisa de Materiais nas Poéticas contemporâneas”.

“ Cartografias “ também foi montada no Hall da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, de Itajaí,
e juntamente a artista promoveu “Cartografias de Encontros com a Arte” com o tema, “o desenho nas poéticas contemporâneas ”, programação direcionada ao público das escolas.



O evento ofereceu visita à Exposição Cartografias, monitorada pela artista e arte educadora autora da exposição, seguida de conversa sobre o tema, ilustrada por vídeos e imagens de artistas visuais contemporâneos e a partir obras da exposição.

“Cartografias”, exposição de Arte Contemporânea e Literatura Cláudia Regina Telles, no Núcleo Cultural - Bloco C - da Uniasselvi\Assevim,




O quê???? exposição “Cartografias” Arte Contemporânea & Literatura
da artista Cláudia Regina Telles
Quando??? abertura 10 de novembro de 2009 às 18horas
Onde??? na Biblioteca Central da UNIVALI
Período de visitação??? a exposição fica disponível de 10 a 25 de novembro de 2009
Horários?? de segunda à sexta-feira, entre 08h e 22h

Informações
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br
mais fotos e textos no blog http://www.cláudia/reginatelles .blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário