sábado, 21 de novembro de 2009

As Pessoas de Minha Pessoa

Texto e Poesias de Fernando Pessoa

“Viver não é necessário, o que é necessário é criar”



Um homem pode ter suas várias personalidades distintas sobrepostas por máscaras. Ele pode até esconder-se ou expressar-se por meio de algumas delas através de pseudônimos ou até mesmo através de suas várias maneiras de interpretar o mundo em sua volta. Pra um em especial, essas várias facetas de si mesmo eram tão reais quanto ele próprio. A densidade de suas criações tangia a realidade.
Dentre as muitas pessoas que o maior poeta do século XX, Fernando Pessoa, criou pode-se destacar o erudito, clássico e de uma singular maneira de retratar paisagens em suas odes horacianas, Ricardo Reis; o modernista, futurista, sensacionalista e de uma revoltosa maneira de escrever seus poemas, Álvaro de Campos; o camponês autodidata, poeta da natureza e seu grande mestre, Alberto Caeiro.
Fernando foi um grande criador de mitos, viveu vários deles, durante seu tempo. Definia-se poeta e filósofo, porém o mundo literato o define como moderno, clássico, nacionalista, místico, revolucionário, materialista e panteísta. “Um criador de Anarquias”
A vida e a obra do poeta português que ultrapassou os limites de seu amado país conquistando o mundo, e seus heterônimos mais famosos são colocados em cena.

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”

Atuação: Valentim Schmoeler
Direção: Rafael Orsi de Melo
Dias: 27,28 e 29 de novembro de 2009
Local: Museu Histórico de Itajaí – Rua Hercílio Luz – Itajaí
Horas: 21h.
Ingresso: R$ 20,00 - Meia R$ 10,00
Platéia Máxima: 30 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário