segunda-feira, 30 de novembro de 2009

NOVOS CONSELHEIROS REPRESENTANDO AS A´REAS ARTÍSTICAS EM 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
**********************************************
Itajaí, 20 de novembro de 2009

"Há Homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há outros que lutam muitos anos e são muito bons, mas
há aqueles que lutam toda vida e esses são imprenscindíveis" (B. Brecht)

Quero lembrar-lhes que todos os conselheiros das áreas artísticas serão substituídos a partir de janeiro, pois o mandato dos atuais c encerra em dezembro (2008 a 2009).

Caros colegas conselheiros do COMUC/Conselho Municipal da Cultura de Itajaí para sua ação e exercício da representação segundo prevê a Seção IV do Cap. II do Regimento Interno do COMUC, é função da representação e da área artística realizar eleições, escolhas de representantes para o COMUC.
Caros colegas artistas, educadores, gestores, grupos e associações, legisladores, produtores artísticos e culturais e cidadãos... para sua ciência e participação do processo, cobrando dos seus representantes eleitos em 2008.

MEMORIAL

Em 14 de janeiro de 2008 aconteceram reuniões de todas as áreas na Casa da Cultura, coração da arte e cultura da cidade, e foram escolhidos pela maioria, entre indicações e candidaturas, duas (2) representações para compor o COMUC/Conselho Municipal de Cultura, como conselheiro titular e conselheiro suplente, empossados em 06 de fevereiro de 2008 (anexo convocação de posse)
Este ano devido à troca de governo, outros conselheiros assumiram e prosseguiram o trabalho da gestão anterior.
Este movimento acontece ainda em 2009 para evitar a interrupção nas reuniões do COMUC e discussões, e há ainda todos os processos que envolvem a lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Assim os novos conselheiros podem assumir na primeira reunião no mês de janeiro e retomar as atividades inteirados dos processos de construção de 2008/2009 e das muitas questões que são os desafios do Conselho.
Todos os coletivos de cultura necessitam fortalecer sua presença nas ações do governo e constituir legítima representação dos interesses da arte e da cultura na/da cidade.
Durante os processos desencadeados pela Conferência Nacional de Cultura, que passaram pela Conferência Municipal e Estadual, o coro baixo da CMC que nos permitiu apenas 3 delegados, sendo 5 eixos de discussão. Observei que esse é um desafio que outras cidades e seus coletivos enfrentam e necessitam solucionar para construção de dias melhores para a Arte e Cultura.
Os conselheiros fiquem a vontade para convocar reuniões das áreas que representam e promover eleições para os novos conselheiros.
Aproveito para comunicar a chamada para eleição da área de Literatura...

Lembremos não há representante sem representado...
cada um tem função no processo e ambos são importantes...

Reunião Literatura
PAUTA
Eleição de 1 Conselheiro titular e 1 suplente para representar a Literatura Conselho Municipal de Cultura/COMUC (2010 – 2011)
Data: 01/12/2009
Local: Sala de Grupos do SESC Itajaí
(av. Marcos Konder em frente ao campo do Marcílio Dias)

Horário: 19:00 horas
por gentileza, divulgue e repasse se puder a interessados neste processo...
**********************************
Se considerarem interessantes repassem aos seus representados algumas informações que preparei para a eleição de Literatura:

Sobre atribuições do COMUC/ Conselho Municipal de Cultura de Itajaí (ler Regimento Interno do COMUC – revisto 2009)

Sobre composição do COMUC (ler Capítulo II do Regimento Interno do COMUC)

Atual composição COMUC/2009 (ler decreto de nomeação/2009 com permanência dos eleitos pelas áreas em janeiro de 2008 empossados em 06/02/08)

Para tomar ciência das responsabilidades dos conselheiros que serão eleitos devem cumprir (ler Seção IV do Cap. II do Regimento Interno do COMUC)

Para os grupos que possuem Câmara SetoriaL?
“O que são as Câmaras Setoriais? São órgãos consultivos vinculados ao governo, no caso de Itajaí, à Fundação Cultural. Os objetivos principais são: diagnosticar e construir referenciais éticos, técnicos e estéticos para a criação de estratégias e políticas públicas que objetivam o desenvolvimento da Cultura e da Arte no país.
O Projeto do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) apresentou o Projeto de implantação das Câmaras Setoriais de Cultura em todas as regiões do país, no iniciou em 2003, consolidado em 2004 e 2005 como espaço de articulação dos Artistas e Produtores Artístico-Culturais e diálogo com o Ministério da Cultura.
Em Itajaí, a Fundação Cultural de Itajaí implantou em 2005 as Câmaras Setoriais: de Música, Teatro, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Audiovisual e Culturas Populares. Desde então as Câmaras Setoriais tem representante no COMUC/Conselho Municipal de Cultura, que este deixou de ser consultivo e passa a ser deliberativo.

A partir da experiência dos 2 anos como conselheira elegi alguns perfis que podem ser considerados:

* disposição para 2 anos de trabalho voluntário à arte e cultura;

*disposição de tempo para freqüentar as reuniões do COMUC que acontecem 1 ou 2 noites por mês (em 2009 às segundas-feiras das 18:30 às 20:00hs.)

*não ter interesses partidários ou parciais para não vincular/comprometer o coletivo com disputas partidárias, nas defesas dos interesses dos seus representados;

*pessoa conhecedora e atuante na área que pretende representar;

* disposição para estudo das políticas públicas e dos materiais vindos do MINC/FCC, para que suas intervenções nas reuniões do COMUC possam contribuir com os processos do coletivo;

*disposição a comunicar e compartilhar informações importantes para o desenvolvimento da área que representa através de mails e/ou outros;

* disposição para consultar e/ou informar o coletivo quanto às suas intervenções nas reuniões do COMUC;

* disposição para realizar proposições durante as reuniões do COMUC priorizando os interesses do coletivo que representa;

*******************************
PARTICIPE... NÃO SE OMITA...
EXERÇA SEUS DEVERES...
EXIJA SEUS DIREITOS...

Abraço e até...

Cláudia Regina Telles
Representação de Literatura no Conselho Municipal de Cultura de Itajaí
Secretária do COMUC - ago. a dez. 2009 (voluntária)
comuc.itajai@gmail.com
comucconselhomunicipalculturaitajai.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário