segunda-feira, 19 de abril de 2010

I Mostra Cinema Escritas Femininas homenageia escritora e ilustradora de livros Infantis

I Mostra Cinema Escritas Femininas acontece em Itajaí nos dias 13, 20 e 27 de abril de 2010, nas terças-feiras às 19:00 horas é uma ação paralela à Exposição Escritas Femininas: dos Bordados às Agendas da artista Cláudia Regina Telles, que está disponível a visitação até 29 de abril no Hall da Biblioteca das 08:00 às 22:00 horas.
A I Mostra Cinema Escritas Femininas, exibirá gratuitamente, filmes que contam histórias de mulheres/escritoras, de como a escrita acontece em suas as e como as transforma construindo um fragmento da história da mulher na literatura.



A Mostra exibe no dia 20 de abrilde 2010 às 19:00 horas na Sala Multiuso
2 º piso da Biblioteca Central Comunitária UNIVALI/Campus Itajaí, o filme Miss Potter, escritora e ilustradora de livros infantis do Sec. XX, em homenagem ao dia do Livro Infantil celebrado em 18 de abril

sobre Helen Beatrix Potter – a Miss Potter

Helen Beatrix Potter, escritora e ilustradora britânica, foi um verdadeiro fenônemo da literatura no início do século XX, criou uma série de livros e personagens infantis que são amados até os dias atuais, além de serem adaptados para outras mídias.
Nascida em 1866, em Londres, Bea (para os íntimos) era uma garota atenta a todos os detalhes, e gostava de observar principalmente os animais. Começou a desenhar com 9 anos de idade, e escreveu histórias infantis de personagens animais, como o coelho Peter Rabbit.
Apesar do sucesso de seu trabalho, ela sempre manteve sua vida pessoal em segredo, o que não quer dizer que sua a história de Helen Beatrix Potter, não tenha sido fantástica quanto seu próprio trabalho.

A escritora viveu/teve uma história de vida, ora alegre, ora triste, como a de qualquer um de nós, mas sempre pincelada por singeleza e ternura.
O filme conta como Beatrix Potter lutava contra a sociedade da época, primeiro por não querer se casar, segundo por querer ser escritora e ilustradora. Com uma série de 23 livros infantis, Beatrix se tornou uma das autoras mais bem-sucedidas da história da literatura.
Além de ter escrito histórias, Beatrix foi uma das primeiras ambientalistas de que se tem notícia. Até o fim da vida, ela conseguiu comprar, e demarcar como zona de preservação, um área de 1.600 hectares – e isso no início do século XX.
Quanto a seu personagem mais conhecido, o livro “The Tale of Peter Rabbit” nasce em uma carta escrita em 1893 para uma criança que estava doente:
“Meu querido Noel, não sei o que escrever para você, de maneira que vou lhe contar a história de quatro coelhiinhos…”

Nasce aí uma fantástica aventura, que começa com a história pessoal de Beatrix Potter, e que perdura até hoje, com histórias e desenhos que encantam gerações.

SERVIÇO
O que? Filme “MISS POTTER” na I Mostra de Cinema Escritas Femininas
Programação da Exposição Escritas femininas: dos bordados às agendas
Disponível até 29/04/2010 no Hall da Biblioteca Central Comunitária
Quem? Artista Cláudia Regina Telles
Apoio - Setor Arte e UNIVALI/Itajaí e Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
Apoio cultural - VIDEOTECA - vídeo locadora/Angeloní

Onde? Sala Multiuso 2º piso da Biblioteca Central Comunitária
Exposição no Espaço Cultural da UNIVALI (Rua Uruguai, 458 Itajaí)
Quando? dia 20 de abril de 2010 - às 19:00 horas
entrada gratuita



Sobre a exposição
“Escritas Femininas: dos bordados às agendas”
da artista Cláudia Regina Telles



Escritas Femininas: dos bordados às agendas
A exposição reúne séries de textos apresentados enquanto artes visuais, pois investiga os referenciais iconográficos do universo feminino através da escrita-desenho, escrituras que fazem as vezes de linha, de traço, com os quais constroem seus desenhos.



Sobre a artista

Cláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, pesquisa diversas linguagem artísticas, graduada em LetraS pela UNIVALI, cursou Artes Cênicas na UDESC. Depois de andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 4 anos, onde atua como arte educadora, educadora popular, contadora de histórias, performer, artista visual.

SERVIÇO
O que? Exposição Escritas femininas: dos bordados às agendas
Quem? Artista Cláudia Regina Telles e Setor Arte e UNIVALI/Itajaí
Onde? Hall da Biblioteca Central Comunitária
Espaço Cultural da UNIVALI (Rua Uruguai, 458 Itajaí)
Quando? disponível à visitação 06 a 29 de abril de 2010 – das 08:00 às 22:00 horas

Confira outros trabalhos da artista através do Orkut Ateliê Clara Lua Cheia
e/ou no blog - www.cláudiareginatelles.blospot.com

Cláudia Regina Telles/Ateliê Clara Lua Cheia
(47) 91594220/claraluacheia@yahoo.com.br
Blog http://www.escritasfemininas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário