quarta-feira, 7 de abril de 2010

Itajaí já se prepara para nova temporada de transatlânticos

Depois de encerrar com saldo positivo a Temporada de Transatlânticos 2009/2010, a Secretaria de Turismo já faz contatos e pensa em melhorias para próxima temporada. O saldo foi de 39 escalas, das operadoras Ibero e CVC, somando 33.085 passageiros, entre embarque, desembarque e turistas em trânsito, quase 19 mil passageiros a mais do que na temporada anterior.



Para 2010/2011, quando a temporada de cruzeiros marítimos vai de dezembro a abril, já foram confirmadas até o momento, 23 escalas das operadoras CVC e AIDA, sendo que também existem tratativas com a Ibero. De acordo com estas escalas o número de turistas esperados, levando-se em conta a capacidade dos navios, é de aproximadamente 31 mil passageiros.

Outra novidade para próxima temporada é a melhoria e ampliação na estrutura do Píer, que possibilitará também o embarque de passageiros, pois é alfandegado. Sendo que nesta temporada já foi possível realizar o desembarque no local, com a utilização das obras que compreenderam a primeira fase do projeto de ampliação do Píer de Passageiros, com sua infraestrutura ampliada em 491 metros quadrados.

Além disso, todo o entorno da Praça Vidal Ramos, com a criação do Espaço de Cultura Lazer e Solidariedade mostrando o Itajaí de ontem, do hoje e do futuro possibilitou um aumento na gama de atrativos aos turistas. As apresentações musicais, de dança e folclóricas, os jogos lúdicos e ainda a gastronomia, representada em casas réplicas que foram referências na metade do século passado, fizeram com que muitos turistas ficassem na cidade. Inclusive atraindo visitantes de cidades próximas para conhecerem a estrutura montada e os próprios moradores de Itajaí.

De acordo com a ABREMAR - Associação Brasileira da Indústria de Cruzeiros Marítimos estipula-se um gasto estimado de R$ 150,00 por passageiro. O que reforça o ganho para economia da cidade, no comércio, hotéis, restaurantes, entre os taxistas, vans, entre outros. Para o Secretário de Turismo, todas as melhorias na estrutura física e de atendimento para o receptivo ofereceram mais comodidade e serviços aos turistas. “A confirmação do sucesso desta temporada, é o provável aumento em 10% nas escalas já programadas para 2011”, completa.




Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836-JP
FCI - Fundação Cultural de Itajaí

(47) 3349-1516
(47) 9911-7765
www.fundacaoculturaldeitajai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário