terça-feira, 20 de abril de 2010

MANIFESTO DO ARTISTA

Itajai-SC

Venho por meio desta manifestar a atual situação administrativa do Ponto de Cultura N.E.F.A (Núcleo experimental de formas animadas) e de minha participação.



Meu nome é LUIS MELO, artista plástico, cenógrafo, bonequeiro, especializado em alegorias, com mais de 15 anos de experiência na realização de projetos artísticos, realizados e executados em vários municípios do estado de SC e do Brasil. Resido em Itajaí desde 2003, quando neste mesmo ano iniciei meu primeiro trabalho na cidade através da confecção de alegorias da escola de samba Unidos de Loca, no carnaval daquele ano.
Em junho de 2006 Meu Ateliê, Luis Melo Arte, uniu-se em parceria com a Cia.Etc e Tal manipuladora de formas, na pessoa do ator Cidval Batista Junior, formando assim o projeto (N.E.F.A) Núcleo experimental de formas animadas. No ano de 2009 pleiteamos e participamos do edital de pontos de cultura do MINC, para Santa Catarina onde fomos aprovados, e elegemos o Sr Cidval, diretor da Cia.Etc e Tal manipuladora de formas como administrador, por conta de impedimentos documentais exigidos no edital, pois sou Uruguaio de nascimento, vindo para o Brasil com apenas 14 anos de idade, porém, tendo meus documentos Uruguaios.
A proposta do ponto de cultura foi idealizada com a finalidade única de prestar serviços à comunidade, para efetivar um sonho de uma arte ativa e integrada na relação com outros artistas e comunidade.
Estavam previstas no escopo do projeto, aplicabilidade de ações tais como: Maracatu, Capoeira, Teatro, Cinema, Contação de história, Música e outros, inclusive oficinas, por mim ministradas, das quais, até o momento, nenhuma destas atividades foram sequer iniciadas, tudo por ingerência e descompromisso da parte do Administrador, Sr. Cidval Batista.
Fazem exatos (03) Três meses que o Sr. Cidval não comparece ao Núcleo, paralisando todas as atividades do ponto, tendo o mesmo, inclusive manifestado intenção de transferir a estrutura do ponto de cultura para a residência em que mora para somente manter seu núcleo. E assim o foi.
O ponto até hoje não dispõe dos equipamentos necessários para o funcionamento pleno das atividades, contamos apenas com o espaço, pois os equipamentos até hoje não foram adquiridos e menos ainda dada uma perspectiva ou seja, sem explicações aparentes , uma vez que a verba já foi liberada e está na conta .
Portanto venho pedir desculpas aos senhores conselheiros artistas e comunidade que acreditaram no projeto proposto pelo meu Ateliê e a companhia ETC e Tal (N.E.F.A) pois por falta de comunicação e por força de interesse escusos do agente cultural que se propôs a fazer a gerencia do projeto, deixando a comunidade desejosa por desfrutar do projeto financiado com dinheiro publico.
Eu Luiz Melo em nome de todo o Ponto de cultura (N.E.F. A) Núcleo experimental de formas animadas, vimos a publico através deste Conselho Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Itajaí , pedir a urgente intervenção administrativa do ponto de cultura sob pena de processo administrativo pelo Ministério da Cultura questionando a capacidade de execução da proposta por parte da Secretaria de Cultura junto ao ponto de cultura.
Eu e os artistas participantes, juntos da comunidade, nos sentimos desapontados com o rumo das perspectivas apontadas no presente, onde fomos excluídos de um processo de execução do projeto nos sendo negada a participação no mesmo, inclusive, com rompimento entre nós por parte do Sr. Cidval Batista. Eu, enquanto artista emprestei todo o meu currículo para corroborar na proposta, fazendo toda uma articulação no município e me vejo agora, entre a cruz e a espada, pois meu nome esta sendo usado indevidamente por pessoas de interesses mesquinhos e egoísta.
Pedimos a colaboração de todos para que juntos possamos concretizar este sonho que é possível e que nossos artistas e comunidade tanto anseiam.
• Boletim de Ocorrência: Na reunião do conselho 21 de Dezembro de 2009 fui convidado pelo COMUC a propor projeto dentro da programação do 150 anos de Itajaí .
Foi proposto por mim, portanto, ministrar oficinas de alegorias com profissionais junto as comunidades de Itajaí para a confecção de carros alegóricos comemorativos aos 150 anos de Itajaí, projeto este, que envolveria diversos setores da sociedade como o CDL . Onde o objetivo seriam os frutos das oficinas gerados pela comunidade e transformadas em alegorias para a apresentação no desfile das comemorações do aniversario de 150 anos de Itajaí.
• Este projeto foi apreciado pela comissão e aprovado pela mesma, tendo sido modificado e desvirtuado na sua essência pelo Sr. Cidval que se propôs a me ajudar administrando o projeto quando na verdade ele me excluiu do meu próprio projeto terceirizando a execução do mesmo por pessoas de fora da cidade, sem currículo e inexperiente, me causando enorme transtorno pelo uso indevido do meu nome nas relações com os poderes públicos e comunidade, respondendo por mim sem meu consentimento, inclusive levando outra pessoa na apresentação do projeto no conselho, por nome Max Rainert, vindo de Florianópolis, sem meu conhecimento, de que teríamos esta apresentação,tudo feito em segredo, onde fiquei sabendo mais tarde que tinham aprovado o meu projeto com todas as atividades propostas por mim, quando que na verdade eu até agora não tenho nenhum conhecimento de como se esta dando o andamento muito menos participando da execução do mesmo, por falta de comunicação e de transparência do Sr. Cidval que tomou o projeto como sendo dele usando meu nome(È Como se fosse voar sem o piloto) fico constrangido que nessa fase da minha vida, com todas as minhas aspirações artística e diante de uma comunidade inteira eu tenha que passar por pessoas deste nível e admitir que demos as mãos as pessoas erradas, e me vejo obrigado a responder por tudo isso...confesso tenho minha culpa! Pois cai numa armadilha da qual me vejo em “cheque mate “. Peço a participação de todos a esta discussão e resolvamos juntos este imbróglio que não pode ser só meu.
Eu e a comunidade não merecemos esta situação que estamos enfrentando juntos, pois tenho nestes projetos, anos de pesquisa e construção de uma formação artística que vejo ruir entre meus dedos por falta de honestidade dos parceiros que se aproximaram de nós.
Sem mais para o presente momento, agradecemos a atenção dispensada e nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos.

LUIS MELO. (N.E.F.A)
luismeloarte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário